História do movimento político das pessoas com deficiência
Eu não conhecia a história da luta das pessoas com deficiência e achei uma história que nos transmite grande aprendizado. A palavra desistir não fez parte desta linda história.
Se pensarmos nela lá do início onde as crianças nem eram reconhecidas como pessoas, eram reconhecidas como subumanas vejo como uma luta que não acabou mas, houveram grandes avanços.
Eles passam a serem vistos como parte da sociedade através de suas próprias conquistas.
Fiquei admirada em ver no vídeo quantas pessoas com dificuldades e assim mesmo foram atrás de seus objetivos. Pessoas esclarecidas , com garra, sabendo onde queriam chegar. Como disse uma delas, não eram os políticos que tinham que dizer o que era melhor para eles e sim eles dizerem do que eles precisavam. Os papéis foram invertidos nas decisões de melhorias. Precisamos aceitá-los como pessoas que podem trabalhar, contribuir com a sociedade e não excluí-los como era o caso antigamente, que as famílias prendiam, escondiam dentro de casa.
O avanço e conquistas foram bastante significativas, lendo o texto da História Geral do Atendimento a pessoa com deficiência fiquei chocada com a forma que eram diagnosticadas as doenças mentais.
Hoje as pessoas são tratadas com mais respeito e as oportunidades se ampliaram, graças aos movimentos e lutas destas pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário