" A natureza,
e não o homem, é a fonte de todo o conhecimento. Cabe ao homem
desvendá-la" (pg 171.Livro:O Índio Brasileiro: O que você precisa saber
sobre os povos indígenas no brasil de hoje)
Quando ouvimos
falar em sustentabilidade, crise ambiental, educação ambiental, entre outros
assuntos referentes ao meio ambiente, temos que ter em mente que a
sustentabilidade nada mais é que o uso de recursos renováveis de forma
qualitativamente adequada e em quantidade compatíveis com a sua capacidade de
renovação, em soluções economicamente viáveis de suprimento das necessidades, além
das relações sociais que permitem qualidade de vida adequada a todos. Para que
isso ocorra, é preciso urgentemente investir numa mudança de mentalidade,
conscientizando as pessoas da necessidade de adotar novas posturas diante dessa
"crise ambiental".Nesse contexto fica evidente a importância de
educar as pessoas para que ajam de modo responsável e com sensibilidade,
conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, saibam exigir e
respeitar os direitos próprios e da comunidade, modificando-se tanto
interiormente como pessoas, quanto nas suas relações com o ambiente.Tenho
convicção como educadora e perante a escola, que para os alunos compreender a
complexidade e amplitude das questões ambientais, é fundamental oferecer-lhes a
maior diversidade possível de experiências, contatos com diversas realidades,
proporcionando um ambiente saudável e coerente com aquilo que ela pretende que
seus alunos aprendam, para que possa de fato, contribuir para a formação de
identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio
ambiente, e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. Nunca
esquecendo que a escola não é o único agente educativo, e que os padrões de
comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem
especial influência sobre adolescentes e jovens.
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