EJA

A
Educação de Jovens e Adultos ou simplesmente EJA tem como principal foco
o ensino de jovens e adultos que por diferentes motivos não tiveram a
oportunidade de estudar no ensino regular. Engloba prioritariamente a
alfabetização, educação básica do ensino fundamental e médio.
Esta modalidade de
ensino tem características singulares que devem ser respeitadas e
compreendidas, visto que a turma será totalmente diversificada. O professor
deverá mediar a aprendizagem tanto individual como coletiva, partindo de
situações concretas, vivenciadas pelos alunos. Dentre as características que
fazem do EJA uma modalidade de ensino específica está a preparação e/ou
aprimoramento para atender o mercado de trabalho. Desde que essa modalidade
passou a ser ofertada de forma extraordinária a educação formal, foi pensando
em produzir mão de obra qualificada e barata.
Assim
como as demais modalidades de ensino e aprendizagem no EJA o professor deverá
estar preparado para debater e principalmente ouvir e compreender o que este
aluno tem para dizer. Afastando a linguagem pomposa escolar que é certamente o
maior obstáculo enfrentado por este estudante, pois a compreensão de
enunciados, textos complexos não fazem parte da sua rotina.
Aliás,
um dos fatores que contribuem para que o aluno em idade regular abandone a
escola é justamente o sentimento de não pertencimento ao ambiente escolar, pois
o mesmo não oferece ligação com a sua realidade, e o resultado é esse aluno
regressando na modalidade EJA.
Percebesse
que na prática escolar é necessário muito mais do que garantir a oferta de
vagas, é necessário que a gestão escolar preocupe-se com a permanência dos
alunos na escola, na modalidade EJA a preocupação tem de ser ainda maior para
que a evasão desses alunos não se repita.
Permitir que o aluno
vincule temas da sua realidade com as aulas possibilita sua interação com o
ambiente escolar, aproximando a teoria a vida real, construindo subsídios para
a compreensão do mundo em que estão inseridos. O aluno do EJA necessita de
olhar, gestão e prática pedagógica diferenciados e adequados ao seu viver para
que a educação seja prazerosa e não um fardo a mais para ser carregado.
Referências:
MACHADO, Margaria Maria. A
educação de jovens e adultos Após 20 vinte anos da Lei nº 9.394, de 1996. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p.
429-451, jul./dez. 2016.
Nível Federal - RESOLUÇÃO Nº 3, DE
15 DE JUNHO DE 2010 - Diretrizes operacionais da EJA.
Nível estadual - RESOLUÇÃO Nº
0313/2011 - Consolida normas para a oferta de EJA no RS
VIEGAS, Ana Cristina Coutinho.
MORAES, Maria Cecília Sousa. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da
EJA no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos
em Educação. v. 12, n. 01, jan-mar (2017)
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