Teorias de Jean Piaget
A teoria de Jean Piaget é uma respeitável referência para compreendermos o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Através das leituras de Becker e Marques e trechos de obras de Jean Piaget conhecemos moderadamente um pouco das características dos estágios de desenvolvimento.
Ao criar a Teoria Cognitiva, Jean Piaget exemplifica que os estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano, enumerados em: Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto e Operatório formal.
Imagem disponível em: <https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUGUUfiE5WsrS1GmdI5xSghK8CqwQTAglDmCgNoJPfDkSqqiTwzmQG0Ia7DjyBZc2sRnQpfB1w_jl0sXKMmj72phPvS85LHhDUzMgpbxlkHmshkeF-1IJaQGZjbKYU3mmIK_2oahKOgv8/s1600/Sem+t%25C3%25ADtuaaalo+1.png> acesso em 30 out 2017.
Segundo Piaget o ser humano não possui a estrutura mental definida ela se constrói. Para Piaget o conhecimento surge ocorre por meio do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, ocasionando uma adaptação.
Referências:
BECKER, F. e MARQUES, T. Estádios do Desenvolvimento. In: BECKER, F. Educação e construção do conhecimento, 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
PIAGET, Jean. Os Estágios do Desenvolvimento Intelectual da Criança e do Adolescente. In.: Piaget. São Paulo : Abril Cultural, 1983 – págs 235-241.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário