domingo, 29 de novembro de 2015
Inconsciente
Nessa aula pude aprender um pouco mais sobre o inconsciente, coisas e fatos que acontecem e não sabemos o porque. Por exemplo trocar o nome das pessoas, as vezes troco o nome dos meus alunos, estou olhando pra um e chamo o outro, pra minha sorte este atende.
Sobre jogos
Sobre esse material disponibilizado pela professora de alfabetização foi muito importante. Também acredito que através dos jogos se constrói o processo de alfabetização.
Gosto muito de trabalhar com jogos e consigo perceber a diferença com os meus alunos quando dou uma atividade que não utiliza esse recurso. Noto que com os jogos eles se interessam e se motivam mais.
Infância na mídia
Essa interdisciplina me fez repensar em muitos aspectos sobre infância, entre elas posso citar a difícil arte de ser criança hoje.
Antigamente, apesar de todas as dificuldades que muitas famílias enfrentavam, tínhamos mais liberdade, brincávamos na rua, na praia, subia-se em árvores... Hoje nossas crianças são monitoradas, são reféns da tecnologia e graças a mídia cada vez mais cedo, são consumistas. Estas crianças ao contrário dos nossos tempos são responsáveis por tudo que a família faz, ou quer comprar, ou vai olhar, vestir...
Memória
Essa aula foi muito legal, pois fez lembrar-me da minha infância, coisas que foram importantes na minha vida e que lembramos até hoje. Já algumas coisas que queremos lembrar e não conseguimos.
A memória age de formas misteriosas. É tanta informação que processamos ao longo da vida que parece que não entra. Parece que as lembranças se escondem em todas as frestas, as mais antigas cedem lugar para as mais recentes. Mas todas permanecem vivas, de alguma forma.
Como escolhi ser professora
Quando foi solicitado esse vídeo sobre a minha história porque escolhi ser professora fiquei um pouco apreensiva, tentando lembrar os detalhes e conseguir falar com clareza, mas depois que parei e pensei fiquei muito feliz em contar porque sempre foi uma vontade desde de criança e foi, e é muito bom ter realizado esse sonho.
Workshop de avaliação
Meu Deus quando ouvi esse nome fiquei apavorada, o que será esse tal de workshop, será que vou conseguir fazer ele, será que vai sair do jeito que os professores querem. São tantas dúvidas e medos, mas sei que irei conseguir, esse será meu primeiro workshop de muitos.
Minha dificuldade em montar os textos
Vou falar um pouco da dificuldade que tenho em passar pro papel minhas aprendizagens, e até mesmo os textos solicitados pelos professores.
Fico sempre na dúvida se está certo ou errado, se foi feito o que o professor solicitou. Se o que estou escrevendo não é bobo, se tem fundamento. Fico muito angustiada com tudo isso mas pretendo passar por cima dessa dificuldade e escrever e falar sem medo.
Infâncias ( Reflexão)
" As crianças esses seres estranhos dos quais nada se sabe, esses seres selvagens que não entendem nossa língua " ( Larrosa 2010, p 183)
Este pensamento me fez refletir sobre minhas aulas, meus métodos fazendo me a repensar da importância do professor estar sempre se aperfeiçoando e buscando conhecimento, trabalhar com carinho e dedicação a essas crianças que sabemos tão pouco.
"Ler para uma criança é algo mágico e misterioso"
Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, tendo um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.
Papel da professora na ed. infantil
O papel do professor é fundamental, pois a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação.
Brincar em espaços e materiais organizados que propiciem desafios e diferentes manifestações, potencializando assim sua expressão por meio de diferentes linguagens, movimentos, imaginação, criatividade, emoção, autonomia, conhecimento d emundo, pensamento e sentimento.
sábado, 28 de novembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
A importância do brincar na ed. infantil.
Estou gostando muito dessas aulas de infâncias, onde me identifico bastante, acredito que pra ed. infantil o brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O brincar possibilita a construção da reflexão da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
O ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor.
As hipóteses de leitura e escrita
Sobre essa aula foi muito divertida e produtiva, pude perceber que a escrita de uma criança muito pequena é consequência de seus atos infantis. Ela acredita que escreve, porém o adulto muitas vezes só vê o rabisco ou amontoados de letras, sem se dar conta de que a criança está construindo seu processo de aquisição do código escrito.
A criança entra em contato com o mundo da escrita antes mesmo de saber ler convencionalmente e elas já atribuem significados as coisas que estão escritas, a partir do que já conhecem.
Assinar:
Postagens (Atom)
Releitura da postagem ; Ser ético Data: 9 -11-2017 Essa postagem refere-se a ética profissional. A ética deve ser uma prática de tod...
-
Bolhas de sabão Água e sabão Juntos viram emoção Com um pequeno sopro, Viram bolhas de sabão, Brinca a c...
-
Escolas Democráticas Tudo novo, de novo... Primeira atividade foi um convite para assistir o vídeo “Escolas Democráticas”...
-
Reflexão sobre o texto"CROCODILOS E AVESTRUZES" Após a leitura do texto “Sobre crocodilos e avestruzes: falando de...