Método
clínico
O Método Clínico de Piaget consiste na
investigação do nível de pensamento. Através dele é possível avaliar as
hipóteses e o conhecimento cognitivo. É importante dialogar para chegar às
respostas. Segundo PIAGET:
[...] consiste sempre em conversar livremente com o
sujeito, em vez de limitá-lo às questões fixas e padronizadas. Ele conserva
assim, todas as vantagens de uma conversação adaptada a cada criança e
destinada a permitir-lhe o máximo possível de tomada de consciência e de
formulação de suas próprias atitudes mentais (p. 176).
Alguns aspectos quanto à aplicação
do método me chamaram bastante atenção:
· Levar
em conta o nível de conhecimento prévio ao elaborar as questões, ou seja, se
forem trabalhar as questões de quantidade com a educação infantil não posso
usar muitos objetos;
· Ter
cuidado na elaboração das perguntas para não induzir as respostas;
· Procurar
um ambiente tranquilo, para que haja concentração ao que está sendo proposto.
· Ter
uma relação espontânea.
Aplicando o
mesmo método com crianças de determinada faixa etária é possível ter respostas
diferentes. É imprescindível que o investigador tenha em mente qual objetivo
para aplicação do método
Nenhum comentário:
Postar um comentário