quinta-feira, 2 de março de 2017

Ciências |\Investigação\ Reflexão
Resultado de imagem para imagens de ciencias naturais 

Para propor atividades investigativas como prática em aulas de ciências , por vezes tarefas rotineiras desestimulam a busca de respostas pelos alunos.
Quando se alimenta a imaginação, é instigada a procura de respostas.
Muitas das vezes o professor em seus planejamentos de suas aulas, não dosam exigências, trilhando entre o superficial e comum, não dando espaço para que os alunos aprofundem-se em metodologias investigativas para se trabalhar como forma crítica diversas hipóteses e testá-las.

"Deve-se salientar, contudo, que o objetivo do ensino como investigação não é formar verdadeiros cientistas, tampouco obter única e exclusivamente mudanças conceituais. O que se pretende, principalmente, é formar pessoas que pensem sobre os fenômenos do mundo de modo não superficial."(CAMPOS; NIGRO,2009,P24)
 Logo o conhecimento, aluno e professor em suas práticas científicas na procura de solucionar problemas estimulando a investigação, superando o senso comum. Assim o aluno buscará um entendimento da natureza, envolvendo comportamento investigativo, achando soluções e possibilidades nos problemas cotidianos.




Referências: CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogerio Gonçalves.Teoria e Prática em  Ciências na Escola: O ensino- aprendizagem como investigaçõ.São Paulo: FTD,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Releitura da postagem ; Ser ético Data: 9 -11-2017    Essa postagem refere-se a ética  profissional. A ética deve ser uma prática de tod...