Ciências |\Investigação\ Reflexão
Para propor atividades investigativas como prática em aulas de ciências
, por vezes tarefas rotineiras desestimulam a busca de respostas pelos alunos.
Quando se alimenta a imaginação, é instigada a procura de respostas.
Muitas das vezes o professor em seus planejamentos de suas aulas,
não dosam exigências, trilhando entre o superficial e comum, não dando espaço
para que os alunos aprofundem-se em metodologias investigativas para se
trabalhar como forma crítica diversas hipóteses e testá-las.
"Deve-se salientar,
contudo, que o objetivo do ensino como investigação não é formar verdadeiros
cientistas, tampouco obter única e exclusivamente mudanças conceituais. O que
se pretende, principalmente, é formar pessoas que pensem sobre os fenômenos do
mundo de modo não superficial."(CAMPOS; NIGRO,2009,P24)
Logo o conhecimento, aluno e professor em suas práticas
científicas na procura de solucionar problemas estimulando a investigação,
superando o senso comum. Assim o aluno buscará um entendimento da natureza,
envolvendo comportamento investigativo, achando soluções e possibilidades nos
problemas cotidianos.
Referências: CAMPOS, Maria Cristina
da Cunha; NIGRO, Rogerio Gonçalves.Teoria e Prática em Ciências na
Escola: O ensino- aprendizagem como investigaçõ.São Paulo: FTD,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário